segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Pressão

Da seção: e sem os remédios diários o texto sai assim!


Fiquei com medo da panela de pressão.
Nunca havia acontecido.  E não é porque sou valentona, não. 
É que sempre mantivemos uma relação de cordialidade.  Ela lá e eu ali.

Apesar de todas as histórias de explosões, feijões grudados em tetos e fogões amassados que já ouvi por aí, jamais tive medo dela.

Mas quando vi a salsa e o merengue que ela e a grelha do fogão dançavam sem cantar o tradicional xiiiiiiii, me assustei!

Quem em sã consciência e plena saúde dança sem cantar ou emitir suspiros?  Boa coisa aquele par não poderia fazer.

Abaixei o fogo e dei um tempo.

Quando voltei a observá-los estavam claramente empolgados.

Ao ver o entrelaçar das pernas deles com aqueles passos ousados – naquele momento me pareceu um tango nada ensaiado - pensei que cairiam um belo tombo e desliguei o fogo!

Pararam na hora . 

A grelha, inerte, que é sua função de sempre, parecia fingir de morta.

Mas, por mais que eu rodasse aquela desproporcional cabecinha vermelha da panela, nada de som. 

Pensei que ela segurava demais o fôlego, digo, o vapor – talvez um ataque súbito de asma alérgica. 

Tão acostumada a feijões!  
Quem sabe é vegetariana e não suporta cozinhar uma carne tão cheirosa.     

É isso! O cheiro deixou-a entusiasmada mas sem poder expelir o ar.

Socorro! Preciso fazer o jantar e a panela tendo ataques sem som!!!

Ok. Desisto.

Vou tirar minha soneca da tarde porque na minha bíblia de "madame-pobre" está escrito, entre outras coisas:

1° Farás todo o serviço de casa conforme teu ânimo.

2° Não olharás para relógio algum. Guiar-te-ás pelo sol, pela claridade, pela tua urgente preguiça e pelos desenhos das nuvens.

3° Tirarás uma soneca após o almoço todos os dias, sem exceção. Cairás estatelada na cama.  Janelas e portas permanecerão abertas como se tivesses sofrido um mal súbito e desmaiado.  Acordarás naturalmente, sem despertadores ou pessoas chamando-te.

Talvez eu deva acrescentar mais um mandamento (que merece estar entre os primeiros, dada a urgência). 

Seria:  "Farás um curso de culinária e aprenderás a trabalhar com todos os utensílios com perfeição."

A panela de pressão continua enroscada!! 

E queimei uma carne que estava assando no forno, enquanto escrevia esta crônica.  
Sniff! 

Cozinhar nunca foi meu forte! 

Hello, família! Cada um traga seu lanchinho para o jantar de hoje, tá?!


Um comentário:

  1. hahahahahaha A carne pode ter-se perdido, mas a crônica ficou uma delícia.

    ResponderExcluir